Minas Gerais: Estado investiga casos suspeitos de dupla infecção por Covid-19 e gripe no Triângulo e Alto Paranaíba
A Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga três casos suspeitos de infecção dupla por Covid-19 e Influenza nas regiões do Triângulo e Alto Paranaíba. De acordo com a pasta, as notificações foram reportadas pelas prefeituras de Araxá, Monte Carmelo e Uberlândia e são analisadas.
Ao todo, o Estado contabiliza 20 situações em 12 municípios mineiros, mas não houve nenhuma morte associada até o momento.
De acordo com a SES-MG, uma infecção ao mesmo tempo entre dois vírus respiratórios pode ser considerado comum, como é observado na rotina da Vigilância Sentinela da Síndrome Gripal.
“Antes da pandemia de Covid-19, não era raro haver a detecção laboratorial simultânea do Influenza e outros vírus respiratórios (vírus sincicial, rinovírus, dentre outros)”, diz a nota da secretaria.
Posição das prefeituras
O g1 entrou em contato com as prefeituras de Araxá, Monte Carmelo e Uberlândia para mais informações. Veja abaixo o que cada uma disse.
Araxá
Em nota, a Prefeitura de Araxá explicou que o caso foi identificado em um teste particular em um paciente da cidade e encaminhado até o estado, porém, ainda não houve parecer pela confirmação ou não. O município ainda disse que há outros dois casos em investigação.
Não responderam até a última atualização desta matéria.
Dupla contaminação
A chamada dupla contaminação é constatada quando os dois testes – para gripe e para Covid-19 – dão positivo. Ela foi apelidada de “flurona” (união dos termos “flu”, de influenza, com “rona” de coronavírus) na imprensa internacional, mas o termo não designa um novo tipo de doença, apenas uma forma simplificada de se referir à ocorrência simultânea de contaminações.
Sintomas da gripe
A gripe, como é chamada a infecção pelo vírus Influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença.
Febre alta;
Calafrios;
Dores musculares;
Tosse;
Dor de garganta;
Intenso mal-estar;
Perda de apetite;
Coriza;
Congestão nasal (nariz entupido);
Irritação nos olhos.
Sintomas da Covid-19
Já nos casos de Covid-19, a doença começa a evoluir a partir do 7° dia, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, os sintomas da ômicron são “diferentes” das cepas anteriores do coronavírus e incluem:
Dor de garganta;
Dor no corpo, principalmente na região da lombar;
Congestão nasal (nariz entupido);
Problemas estomacais e diarreia.
No Brasil, as variantes delta e gama ainda são predominantes. Os sintomas podem incluir:
Perda de olfato e paladar;
Dor no corpo;
Dor de cabeça;
Fadiga muscular;
Febre;
Tosse.
Por: G1