Triângulo Mineiro: Em 2 horas, choveu em Uberlândia o esperado para mais de uma semana

As fortes chuvas que causaram estragos em Uberlândia no fim da tarde de terça-feira (5) superaram as previsões dos meteorologistas e alcançaram índices impressionantes. Em apenas duas horas, choveu o que seria esperado para mais de uma semana.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume histórico de chuvas esperado em Uberlândia no mês de dezembro é de 342,7 milímetros. Por dia, a média esperada é de 11,05mm.

Porém, apenas entre as 18h e as 20h de terça, a estação meteorológica monitorada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, registrou 85,4mm de precipitação. Considerando a média diária, esse valor equivale ao esperado para quase oito dias em dezembro.

Conforme a Defesa Civil, houve pontos em Uberlândia com volume ainda maior de chuva. A estação monitorada pela Prefeitura na sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, no Bairro Tibery, teve 90,2mm de precipitação entre 17h e 19h30. Outros locais que tiveram muita chuva foram:

Escola Municipal Professora Stela Maria de Paiva Carrijo, no Bairro Lídice: 79,60 mm;

Uberlândia Tênis Clube (UTC), no Centro: 78,50 mm;

Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro Santa Mônica: 75,60 mm;

Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe), no Bairro Brasil: 72 mm;

Poliesportivo Custódio Pereira: 70,50 mm.

Junto à chuva, também vieram os raios. O serviço de meteorologia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) registrou 1.777 descargas atmosféricas no município de Uberlândia durante a tempestade.

Segundo o Inmet, a previsão para esta quarta (6) é de mais chuva em Uberlândia, principalmente à tarde e à noite. Enquanto isso, o calor continua, e as temperaturas podem chegar aos 35 ºC.

Foto: Redes sociais – Temporal destruiu Avenida Rondon Pacheco em Uberlândia

Alerta continua

Com o período chuvoso apenas começando em Uberlândia, as autoridades municipais reforçam medidas de segurança que devem ser tomadas pelos moradores em caso de novos temporais.

A Defesa Civil orienta que os motoristas devem evitar trafegar pelas regiões mais baixas da cidade, principalmente nas avenidas Rondon Pacheco e Professora Minervina Cândida de Oliveira.

Em dias nublados, não é indicado deixar os veículos estacionados próximos a árvores, principalmente às mais antigas. Evitar ficar próximo a redes elétricas quando houver tempestades com raios e trovões também é outra dica da Defesa Civil.

Além disso, é importante estar atento aos alertas emitidos pela Defesa Civil e divulgados no Portal da Prefeitura de Uberlândia e pelas redes sociais.

Há três níveis de alerta: amarelo, para risco de chuva de moderada a forte, podendo ser acompanhada por ventos; laranja. para risco alto de chuvas intensas, com possibilidade de granizo e alagamentos em pontos críticos; e vermelho, para risco muito alto de chuvas intensas e alagamentos.

Em caso de perigo, acione: Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Militar (190).

Por: G1

Fonte
WA Mídia
Botão Voltar ao topo