Iturama: Homem é preso e autuado por colocar fogo em terreno
Na última quarta-feira (22), a Polícia Militar foi acionada por moradores do bairro Viva Mais II, em Iturama, para averiguar um incêndio que se espalhava pela vegetação dos terrenos baldios da área.
Os militares conseguiram prender um homem de 61 anos, que havia iniciado o fogo. O incêndio atingiu uma área superior a 600m² e, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar e de moradores, foi controlado.
Segundo os militares, o homem afirmou ter colocado fogo no canteiro central da avenida para limpar o terreno em frente a sua casa. No entanto, essa prática é considerada crime pela legislação vigente e sujeita a autuação. O indivíduo foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia, além de ser autuado por realizar queima controlada sem autorização do órgão ambiental competente.
A queima de terrenos é criminosa, principalmente, devido aos impactos ambientais, sociais e econômicos que provoca. Entre as principais razões estão a destruição da vegetação, poluição do ar, erosão do solo, riscos de incêndios florestais e ameaças à segurança pública.
Esses fatores tornam a queima de terrenos uma prática extremamente perigosa. A Polícia Militar de Meio Ambiente orienta a população a buscar outras formas de manutenção dos terrenos, sempre evitando o uso do fogo. Preservar os recursos naturais e o meio ambiente é essencial, e isso pode ser alcançado por meio de novas tecnologias e ações sustentáveis.
Informações Polícia Militar de Meio Ambiente