Triângulo Mineiro: Com clima de deserto, Triângulo Mineiro sofre com queimadas
O Triângulo Mineiro, incluindo cidades como Uberlândia, Uberaba, Araguari e Ituiutaba, está enfrentando um cenário de muitas queimadas nos últimos dias, tanto nas zonas urbanas quanto rurais.
A região está sob alerta vermelho de baixa umidade relativa do ar com índice que pode ficar abaixo de 12%, considerado clima de deserto.
A situação tem gerado muito trabalho ao Corpo de Bombeiros e a brigadistas de empresas privadas, se desdobrando para atender às ocorrências e minimizar os danos causados pelos incêndios, que afetam o meio ambiente e a saúde da população.
Em Ituiutaba, somente ontem, 21 de agosto, o Corpo de Bombeiros registrou mais de seis ocorrências relacionadas a incêndios. A baixa umidade relativa do ar, que tem sido comparada à de um deserto, é um dos principais fatores que agravam a situação.
Desde o último domingo, 18 de agosto, o Triângulo tem enfrentado uma onda de calor intensa, que contribui para a sensação de tempo ainda mais seco e eleva o risco de queimadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu vários alertas sobre os níveis baixíssimos de umidade relativa do ar na região. A forte onda de calor, ventos e a falta de chuvas fazem com que a vegetação se torne extremamente inflamável, aumentando a probabilidade de incêndios se propagarem rapidamente.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
Por Redação