Eleições 2024: saiba como consultar local de votação na internet
Se você vai votar no primeiro turno das eleições municipais de 2024, no próximo domingo, 6 de outubro, ou em um possível segundo turno, marcado para o último fim de semana de outubro, dia 27, é importante saber onde votar. A consulta do local de votação pode ser feita de forma simples e rápida.
Você pode verificar a zona e a seção eleitoral por meio do aplicativo e-Título ou no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Se você solicitou a transferência temporária da sua seção eleitoral dentro do mesmo município, a pesquisa já indicará o novo local de votação, com endereço completo, zona e seção.
No Site do TSE
Para consultar pelo site do TSE, siga os seguintes passos:
- Acesse o portal do TSE e vá até a aba “Serviços Eleitorais”, localizada no topo da página.
- Selecione “Local de votação/zonas eleitorais”.
- Clique em “Consulte Onde Votar”.
- Preencha o formulário com seu nome completo, número do título de eleitor ou CPF, data de nascimento e o nome da mãe.
- Clique em “Entrar” para obter as informações.
Além disso, os sites dos 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também oferecem essa consulta. Após inserir os dados, você verá o número da inscrição, a zona eleitoral e o local de votação.
Outro método de consulta é o sistema Autoatendimento Eleitoral – Título Net, disponível também no portal do TSE.
O aplicativo e-Título, que é a versão digital do título de eleitor, mostra o local de votação logo na tela inicial, logo abaixo do nome do eleitor. Além disso, o app utiliza ferramentas de geolocalização para guiar o eleitor até a seção eleitoral.
O aplicativo está disponível gratuitamente para download nas lojas de apps para smartphones que utilizam os sistemas Android e iOS. Recomenda-se o download antes de sábado, 5 de outubro, para evitar problemas de última hora.
No dia da votação, não é obrigatório levar o título de eleitor em papel, pois ele pode ser substituído pela versão digital, o e-Título.
No entanto, o documento digital deve estar em situação regular. Se o título estiver cancelado ou suspenso, ele não aparecerá na lista da seção eleitoral.
Na seção de votação, será necessário apresentar um documento oficial com foto. São aceitos os seguintes documentos:
- e-Título
- Carteira de identidade
- Identidade social
- Passaporte
- Carteira profissional reconhecida por lei
- Certificado de reservista
- Carteira de trabalho
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
A Justiça Eleitoral informa que documentos com validade expirada serão aceitos, desde que a identidade do eleitor possa ser comprovada.
Por Regionalzão