Frutal: Tremor de terra de magnitude 2.1 é registrado em Frutal; abalo sísmico é o quinto do ano na cidade
Um tremor de terra de magnitude 2.1 na escala Richter foi registrado em Frutal, no Triângulo Mineiro, na madrugada desta sexta-feira (28) pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). O abalo sísmico é o quinto registrado na cidade em 2025, segundo o sismólogo Bruno Collaço.
Os outros abalos na cidade foram nos dias 1, 2, 12 e 16 de fevereiro. Todos tiveram baixas magnitudes, entre 1.9 e 2.4 mR. De acordo com o sismólogo, o maior tremor de terra de Frutal foi o de magnitude 4, registrado em 18 de junho de 2024.
“Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre [camada mais externa do planeta]”, explicou o sismólogo.
No entanto, o sismólogo explica que é necessário fazer um estudo mais detalhado para saber se realmente qual a causa dos tremores de terra.
Mas, o mais comum é que a explicação para isso seja a mesma das demais que acontecem no Brasil, que é devido à compressão das placas [tectônicas] da África e de Nasca. O que está acontecendo Frutal é que deve existir uma falha ou fratura geológica que está se movimentando de tempos em tempos, mas tudo isso carece de estudos mais detalhados”, disse.
No Triângulo Mineiro, outras duas cidades registraram abalos sísmicos em março. Lagamar foi a primeira e com a magnitude mais alta, de 2.7, no dia 13. Um dia depois, Araguari teve um tremor de 2.4 mR.
Por: G1
