Ituiutaba: Papa Leão XIV aceita renúncia do bispo de Ituiutaba; Dom Valter Magno é nomeado sucessor
O Papa Leão XIV aceitou, nesta quinta-feira (22), a renúncia de Dom Irineu Andreassa, 75, ao cargo de bispo da Diocese de Ituiutaba. O Vaticano divulgou a decisão, e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) confirmou a informação.
Dom Irineu pertence à Ordem dos Frades Menores (OFM) e estava à frente da diocese desde 2016. Com a renúncia aceita, assume o governo pastoral o bispo Dom Valter Magno de Carvalho, 52. Até então, ele atuava como auxiliar na Arquidiocese de São Salvador da Bahia e era bispo titular de Giufi.
Em nota, a presidência da CNBB agradeceu a Dom Irineu “pela dedicação ao pastoreio da diocese” e saudou Dom Valter por sua nova missão.
Natural de Capela Nova (MG), Dom Valter é o mais velho de seis filhos. Foi ordenado padre em 1997. Realizou sua formação em Filosofia e Teologia no Seminário Maior São José, da Arquidiocese de Mariana (MG). Além disso, possui bacharelado em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG).
Antes que o Papa Francisco o nomeasse bispo, em 2020, ele desempenhou diversas funções na arquidiocese de origem. Foi reitor do seminário, vigário episcopal e pároco em várias cidades mineiras. Também atuou como diretor da Escola Diaconal São Lourenço e participou de conselhos pastorais e administrativos da arquidiocese.
Quando o Papa o elevou ao episcopado, ele escolheu como lema a expressão em latim In Verbo Tuo (“Em atenção à Tua Palavra”).
Por Regionalzão
