Uberlândia: Motorista se agarra em árvore para não ser levado pela enxurrada em MG
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um motorista agarrado a uma árvore para não ser levado pela enxurrada na Avenida Rondon Pacheco, em Uberlândia, durante a tempestade que atingiu a cidade na tarde de terça-feira (5).
Nas imagens, o homem, que está sentado no banco de frente de uma caminhonete, passa os braços pela janela aberta e se segura na planta. Enquanto isso, a água cobre o veículo na altura do capô e chega até o para-brisa.
À reportagem, um militar do Corpo de Bombeiros informou que a corporação esteve no local para socorrer o homem, mas, quando a viatura chegou, ele não estava mais na caminhonete.
Também na Rondon Pacheco, um motociclista precisou ser resgatado com uma corda. A força da água rachou o asfalto, que ficou em pedaços. O temporal ainda deixou carros ilhados em alagamentos e causou apagão no Centro.
Tempestade
A chuva que caiu em Uberlândia na tarde de terça-feira (5) deixou carros ilhados na Avenida Rondon Pacheco e causou apagão no Centro. A água que desceu pela Avenida João Naves de Ávila invadiu a entrada principal da Câmara.
Imagens mostram o momento em que a água entra no saguão da entrada principal do prédio, vindas da Avenida João Naves de Ávila.
O Centro ficou sem energia durante a chuva, incluindo o Terminal Central. O vídeo de um usuário do transporte público mostra o momento.
De acordo com a assessoria de imprensa do local, chegadas e partidas seguiram de forma normal.
Alerta vermelho
Inicialmente, a Defesa Civil emitiu alerta amarelo para a cidade. Durante as fortes chuvas, o alerta evoluiu para o laranja e, posteriormente, para o vermelho, que é o de maior risco.
De acordo com a Prefeitura, as secretarias municipais e a Defesa Civil, continuam mobilizados.
Para toda a população, a orientação em qualquer situação emergencial liguem imediatamente para a Defesa Civil no 199, bem como o Corpo de Bombeiros no 193 e a Polícia Militar no 190. Também é recomendável que se evite trafegar em vias alagadas, procurando sempre rotas alternativas ou aguardando a chuva passar em local seguro.
Pronunciamento
Já na noite de terça, o prefeito Odelmo Leão publicou uma nota nas redes sociais:
“Após as duas tempestades que atingiram gravemente nossa cidade, informo que todas as nossas equipes e secretarias já estão nas ruas, seguindo o Plano de Emergência Pluviométrico. Poucas vezes na história passamos por uma chuva como essa, mas já estamos trabalhando para superar isso com vocês”, disse.
Por g1 Triângulo — Uberlândia