Regional: Ponte entre Planura e Colômbia (divisa de MG e SP) está funcionando no sistema Siga e Pare.
Desde a última segunda-feira (15) a ponte Gumercindo Penteado, sobre o Rio Grande, no quilômetro 0,0 da BR-364, entre Planura e Colômbia está funcionando com sistema Pare e Siga. A interdição parcial está funcionando 24 horas e com previsão de duração de um mês. É o que informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, órgão responsável pela ponte que tem uma extensão de aproximadamente 600 metros.
“Graças a Deus, o DNIT conseguiu uma alternativa para trocar os rolamentos da ponte. O trânsito não será totalmente interditado, mas funcionará no sistema pare e siga 24 horas por dia, ou seja, dia e noite. Pedimos a colaboração de todos que utilizam esta rota para sair com pelo menos 30 minutos de antecedência para não perderem seus compromissos”, alertou a coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Macedo Freitas.
Segundo o órgão, essa é a alternativa encontrada para a execução dos serviços de substituição das juntas de dilatação da ponte, evitando a necessidade de interdição total. A rota alternativa é a BR-153, passando pelo município de Fronteira/MG.
“Sabemos da preocupação da região com relação à interdição, já que a ponte é usada por estudantes, trabalhadores e pacientes. A intenção é evitar atrasos por parte de todos os usuários dessa rota”, informou o DNIT.
A junta de dilatação é uma divisão entre duas peças de uma estrutura e serve para que essas partes se movimentem sem ter contato, ou seja, mantém a elasticidade da estrutura sem que ela seja danificada.
Com informações: Portal Notícias Colômbia/SP