Pirajuba e Frutal: Moradores sentem tremor de terra de magnitude 3,4
Um novo abalo sísmico de magnitude 3,4 foi registrado na manhã desta segunda-feira (5) entre as cidades de Pirajuba e Frutal, no Triângulo Mineiro. A informação foi confirmada pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.
É o quarto abalo sísmico sentido por moradores da região em 2024, sendo que o maior deles ocorreu em junho e o último, no fim de julho. Frutal já teve mais de 30 tremores, de menor escala, portanto não sentidos pela população, em 2024.
Segundo a Defesa Civil, não houve chamados relacionados ao tremor desta segunda e nem danos estruturais a prédios.
O que causa os tremores?
Segundo o sismólogo e chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, Giuliano Sant’Anna Marotta, os tremores ocorrem devido a posição de Frutal na placa tectônica sulamericana.
“As placas vizinhas interagem com a placa sulamericana de tal forma que geram movimentos entre elas. Em resumo, os movimentos são causados por forças aplicadas e a placa sulamericana está em constante esforço.”
Conforme ele, existem no Brasil regiões de fraquezas. São regiões onde existem muitas falhas e fraturas.
“Quando temos concentrações de esforços muito grandes, temos uma ação relacionada as áreas de fraquezas. Então, essa ação é traduzida em um tremor.”
Marotta explicou, ainda, que os tremores intensificados em 2024 devem diminuir em algum momento.
“Pelo histórico de sismicidade do Brasil, esses eventos estão acontecendo pela acomodação dos esforços da placa e algum momento diminuirão, até que haja outra concentração de esforço na região”, afirmou.
No dia 18 de junho, Frutal teve um tremor de terra magnitude 4 – o mais forte dos últimos 9 anos na região, segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).
Em junho, moradores da região sentiram o abalo por pouco mais de 10 segundos, como mostra o vídeo acima. Em comércios foi possível observar prateleiras abaladas e uma luz que caiu e estourou em uma casa.
Por: G1