Gurinhatã: Geada no Pontal traz prejuízos
O tempo frio e a geada na região trouxeram perdas para lavouras em Gurinhatã. A paisagem do começo da manhã desta quinta-feira (01), pode ter sido bonita para uns, chamou a atenção de muitos moradores, mas trouxe prejuízo para os produtores rurais.
Os vídeos e as fotos se espalharam pelas redes sociais e nos grupos do município. O gelo na plantação e nos pastos dava para ser visto de longe. A geada mudou o cenário da zona rural de Gurinhatã e quando o sol saiu, veio o tom amarronzado das folhas que ficaram destruídas.
Vídeo: Rede sociais
Apesar de perdas severas em algumas fazendas, o prejuízo da geada ainda não foi totalmente calculado pelos produtores. De acordo com agrônomos, os maiores prejuízos normalmente ocorrem com as lavouras de café, cana de açúcar, frutas cítricas e de clima temperado e produtos hortigranjeiros.


A geada é um fenômeno que causa estrago porque, no momento da madrugada em que atinge seu pico, a água dentro das estruturas dos vegetais se congela, e isso provoca a morte de seus tecidos celulares. Em suma: a planta fica com aspecto de queimada, mas está é ressecada e morta.

Por:AíNoticias
