Ituiutaba: Falta de chuva e aumento do consumo de água faz com que a SAE de Ituiutaba emita alerta para população

As altas temperaturas dos últimos dias e o longo período de estiagem tem preocupado a SAE de Ituiutaba. Uma massa de ar quente e seco que está estacionada no Sudeste e o aumento das queimadas em praticamente todo o estado de Minas Gerais tem deixado o ar poluído e muito seco. Com esse calor, o consumo de água tem aumentado muito e já preocupa os ambientalistas e órgãos ligados a captação de água.

O município de Ituiutaba conta com duas captações de água para abastecer a cidade, o Ribeirão São Lourenço, principal manancial, e o Rio Tijuco, acionado apenas no período de seca. Para manter o abastecimento normalizado é preciso contar com as duas captações em conjunto para produzir 400 litros de água por segundo, percentual que representa a média consumida pela população. A grande preocupação é que a captação reserva foi construída em 2002, sendo que desde então sempre foi acionada a partir do mês de agosto, diferente de 2021, que precisou iniciar a captação de água no mês de junho.

Outra preocupação é o consumo, que fora deste período, um cidadão tijucano utiliza 195 litros de água por dia, bem acima do indicado pela Organização das Nações Unidas – ONU, que é de até 110 litros por habitante/dia, ou seja, 85 litros a mais que o recomendado.

Com todo este contexto, a SAE pede o apoio de toda a população para o uso racional da água, para que juntos seja possível atravessar a crise hídrica em Ituiutaba.

Por: Ainoticias

Fonte
Ainoticias
Botão Voltar ao topo