Censo 2022: IBGE abre novo processo de seleção com vagas para Campina Verde outras 2 cidades

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu processo seletivo para contratação temporária para mais de 120 vagas em Uberlândia e outras 2 cidades da região. As vagas são para trabalhar no Censo 2022, e as inscrições podem ser feitas até quarta-feira (15).

As vagas disponíveis são para recenseadores e o nível exigido é de ensino fundamental completo. Ao todo, são 122 vagas para Uberlândia, 4 para Campina Verde (3 para o distrito de Honorópolis) e 1 para Comendador Gomes.

A recomendação é que os recenseadores tenham uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. Entre os dias 18 e 22 de julho, também serão realizados treinamentos para capacitar os selecionados.

Conforme o IBGE, o recenseador tem como função “entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador”.

A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.

Os interessados podem se inscrever através do formulário virtual do IBGE, disponível no site do instituto. A seleção será feita por análise de currículo. O resultado final será divulgado no dia 30 de junho.

 Censo 2022

Em todo o Brasil, serão 6.044 postos de coleta. Cerca de 183 mil recenseadores vão cobrir todo o território brasileiro.

O país está dividido em 452.246 setores censitários, sendo que o número deles varia de cidade para cidade, conforme o tamanho da população. Por exemplo, a cidade de São Paulo tem a maior concentração populacional e, por isso, tem 27.592 setores. Por outro lado, Serra da Saudade (MG) tem apenas 4 setores.

O Censo 2022 é dividido em 2 tipos de questionários, o ampliado e o básico. O ampliado cobre 11% dos endereços do país e é composto por 77 perguntas. Já o questionário básico é aplicado em 89% das residências, sendo composto por 26 perguntas.

Por: G1

Fonte
WA Mídia
Botão Voltar ao topo